Linha editorial
Design também é sinônimo de projeto. E quando criamos algo como livros, catálogos, folders, revistas que podem ser o não impressos, damos o nome de projeto gráfico.
A partir de um conteúdo pré definido, o designer vai entrar em contato com o teor deste universo a quem essa peça se destina.
Assim, após uma pesquisa do público e finalidade do material, vai nascendo o planejamento para a construção adequada.
No caso de livros impressos, dependendo da finalidade dos mesmos, apontar os mais adequados tipos de papeis, o formato final, o tipo de capa, seus acabamentos, se o miolo (parte interna do livro) será ou não colorido.
Tem também a etapa de idealização interna como as fontes ou tipografia, margens, todos os tamanhos e hierarquias de títulos, sub títulos, notas de rodapé, citações etc. Se houver imagens, ilustrações, infográficos, poderão ser necessários criar esses materiais ou editá-los para adequar à publicação.
Definido o projeto gráfico, inicia-se a diagramação. Que significa inserir no espaço – ainda virtual no aplicativo – textos, imagens, ilustrações e todo o conteúdo que compõe o material.
Quando as páginas forem preenchidas pelo conteúdo, vem a etapa de revisão – aqui entra um profissional especializado em revisar tudo desde a diagramação quanto o conteúdo propriamente – que pode variar muito dependendo do grau de atualizações ou correções necessárias no texto e imagens.
Finalizadas as “emendas” ou correções, hora de finalizar o arquivo de modo que possa ser encaminhado à gráfica para impressão ou ser finalizado para se transformar em e-book para o meio digital.
Denise Patti Vitiello
Designer gráfico