Materiais impressos
Há quem prefira livros impressos a livros do tipo e-books para serem lidos em dispositivos como tablets, computadores e celulares. Muitas pessoas não abrem mão da sensação do toque, cheiro e encontrar o seu momento e local preferido para a boa leitura.
Os livros, catálogos, revistas, banners e materiais de papelaria sem dúvida sofreram uma redução na procura do trabalho do designer gráfico nos últimos tempos. Mas, ainda continuam a fazer parte marcante na vida do designer e do consumidor.
Particularmente, espero que assim continue, porque gosto muito de fazer a parte que se chama produção gráfica: escolher os elementos adequados ao material que será impresso, como o tipo e a gramatura do papel, o formtato do livro, revista, catálogo, os tipos de papeis e acabamentos da capa… idealizar o produto também faz parte do trabalho do designer gráfico. E é uma satisfação imensa ver a materialização da obra finalizada!
A parte de papelaria como cartões de visitas, folhas de papel carta, pastas, envelopes têm sido menos procuradas pelas empresas e profissionais autônomos. Mas, principalmente na área da saúde, ainda se tem usado com frequência esses materiais que agregam valor e confiança ao profisisonal ou empresa.
Denise Patti Vitiello
Designer gráfico