Sua marca no mundo
A sua empresa, seu negócio precisa ser visto e reconhecido pelo seu público.
Tudo o que você cria, seja para vender produtos, sejam serviços, tem um público específico que necessita destes valores.
Para isto, é necessário se expor de maneira eficiente, demonstrando a qualidade de sua produção, e a marca vai ser o espelho de sua qualidade diante de seu público consumidor.
Nisto, vemos a importância de ter um logotipo criado com critérios e com qualidade, após um estudo e análise que um profissional designer é capaz de fazer.
A partir de uma pesquisa do universo do seu produto ou serviço, passo a ter uma ideia do tipo de público que vamos entrar em contato para usar a mesma linguagem. A linguagem adequada faz com que a comunicação com o seu público tenha as metas atingidas com maior facilidade. Ainda mais na realidade em que vivemos, com tanta informação e tantos meios, mais do que nunca é necessário que a comunicação seja precisa.
Ter um logotipo é o primeiro passo para o desenvolvimento de uma identidade visual. A identidade visual é a primeira comunicação que o seu público percebe. As cores, o desenho do logotipo, os elementos visuais, as fontes de letras usadas, o vocabulário dentre outros elementos são os pontos de contato para comunicar o que a sua marca quer transmitir.
Ter coerência nesse “diálogo” é fundamental.
Os passos seguintes são ter um web site com todas as informações sobre o seu produto ou serviço, é o ponto de importantíssimo para uma marca se consolidar transmitindo confiança aos seus clientes e consumidores. No site, pode-se ter informações tanto as mais diretas e abreviadas quanto as mais profundas e detalhadas, pois é o meio mais propício para esse diálogo mais completo.
Nas redes sociais, é preciso usar de diversos artifícios na comunicação. São imagens, sons, vídeos de forma rápida e dinâmica. A precisão aqui é, mais do que nunca, fundamental porque a atenção do consumidor está sendo bombardeada de outras informações. Então, as estratégias são constatemente tendo que ser reavaliadas e medidas para se obter os melhores resultados.
Estes são os 3 pontos principais e fundamentais na comunicação para quem está iniciando um negócio, seja um profissional autônomo, seja empresário: estar atento à comunicação de sua empresa é crucial para o sucesso e crescimento dos negócios.
Denise Patti Vitiello
Designer gráfico